sábado, 23 de abril de 2011

Filósofos afrodescendentes preparam biblioteca virtual

Unesco promove iniciativa com vista a estimular o diálogo entre intelectuais de descendência africana; encontro prevê criar rede internacional de filósofos.


Estímulo do diálogo
Estímulo do diálogo
Eleutério Guevane, da Rádio ONU, em Nova Iorque.
18/04/2011



A criação de uma biblioteca virtual para filósofos de África e diásporas nas Américas consta da lista de temas a serem debatidos a partir desta segunda-feira, no estado norte-americano de Indiana.
Durante três dias, o evento "África e a sua Diáspora", vai abordar os desafios actuais dos afrodescendentes. O encontro é organizado pela Unesco em parceria com a Alan Locke Society.
Lançamento de Bases
Além de lançar as bases para a criação um arquivo virtual sobre filosofia africana, espera-se criar uma rede de intelectuais em África, América Latina, Caraíbas e América do Norte.
Em seis mesas redondas, a conferência prevê debater o papel da filosofia na história dos afrodescendentes bem como o seu reconhecimento, justiça e desenvolvimento.
Diálogo
Os debates, a serem transmitidos na Internet em português, inglês, francês e espanhol, visam consciencializar sobre " a partilha de identidades e o diálogo entre filósofos de descendência africana."
A conferência é organizada no âmbito da celebração de 2011 como Ano Internacional dos Afrodescendentes.

No hay comentarios: