miércoles, 4 de mayo de 2011

IV Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul

IV Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul

I Olimpíada de Filosofia com Crianças do Rio Grande do Sul

II Olimpíada Latino-americana de Filosofia

Edição 2011
As Olimpíadas de Filosofia consistem na realização de atividades didáticas de cunho filosófico a partir de um tema geral, nas escolas, e também em eventos estaduais e internacionais. O tema das Olimpíadas de Filosofia, que serão realizadas em outubro, é:

"O mundo é admirável!?

O que nos torna plenamente humanos?"

 

As Olimpíadas de Filosofia destinam-se a estudantes do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, e abrange todo o Estado do Rio Grande do Sul. Em 2011 os estudantes participarão de atividades específicas, de acordo com a faixa etária e o nível de ensino, nos locais abaixo definidos.

As Atividades Pré-Olímpicas, realizadas nas escolas em preparação ao evento, são coordenadas pelos respectivos educadores das escolas participantes através de projetos específicos ou pela inclusão do tema do evento nas atividades curriculares das aulas de Filosofia e também de outras disciplinas que possam tratar filosoficamente o tema, dado o caráter transdiciplinar da Filosofia. A produção de trabalhos artístico-filosóficos nas escolas, relacionados ao tema da Olimpíada, poderá ser sugerida pelos educadores responsáveis para apresentação durante as Olimpíadas de Filosofia, em todos os níveis. O exercício de diálogo em forma de Comunidade de Investigação, ou outro método que promova a solidariedade investigativa, potencializará os estudantes para participar dos debates que serão realizados durante o evento.


Datas e locais das Olimpíadas de Filosofia, em 2011:
14 e 15.10 (6ª e sáb.) - 8h30-17h - II Olimpíada Latino-americana de Filosofia. Pucrs (6ª e sáb.) (da 7ª série Ens. Fund. ao  Ens. Médio)
22.10 (sáb.) - 8h30-17h - IV Olimpíada de Filosofia do RS. Colégio Rosário, Centro, Porto ALegre. (Sétima série do Ensino Fundamental e Ensino Médio)
22.10 (sáb.) - 8h30-17h - I Olimpíada de Filosofia com Crianças do RS. Colégio La Salle Dores, Porto Alegre. (Ed. Infantil até 6ª série Ens. Fundamental)

No hay comentarios: